Livros
História Literária para Crianças Publicado: 20 Abril 2021 | Última Atualização: 22 Abril 2021

Cada livro tem um fato histórico contado sob a ótica infantil. No primeiro, um menino narra as aventuras na esquadra de Cabral. No segundo, uma criança indígena conta sobre o dia em que o padre chegou na aldeia. No terceiro, o escravo Nonô se assusta com a falta de liberdade ao chegar no Brasil.

Em Nuno descobre o Brasil , primeiro volume da trilogia História literária para crianças, acompanhamos as travessuras, os desafios e os dissabores de Nuno, garoto que vivia em Lisboa nos idos de 1500 e embarca em uma das esquadras que, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, vai chegar ao Brasil. Na nova terra, Nuno descobre uma nova língua e costumes. Ele descobre o paraíso. O livro conta com ilustrações de Roger Mello, notas explicativas sobre os fatos históricos e um glossário de termos indígenas.

Naná descobre o céu é o segundo volume da trilogia História literária para crianças e conta com as belas ilustrações de Roger Mello.

Naná é uma criança indígena do povo guarani que nasceu por volta de 1.600 no sul do Brasil. Ela se divertia com as diversas mães e adorava azucrinar o seu amiguinho Tatá. Mas o cotidiano da menina mudou radicalmente depois que Padre Inácio chegou na aldeia. Sem saber, ela presenciou uma grande reviravolta na sua aldeia que, mais tarde, se transformou nas famosas Missões. Mas isso já é uma outra história. Para Naná, o importante mesmo era lutar pela preservação do seu povo e a busca da legendária Terra Sem Males.

Nonô descobre o espelho é o terceiro volume da trilogia História Literária para Crianças, escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, com ilustrações de Rogério Doki.

Depois de ser capturado por inimigos desconhecidos, Nonô é forçado a atravessar o oceano a bordo de um navio negreiro e vem parar no Brasil. Aqui, ele é comprado, vive uma série de desventuras, é quase devorado por formigas e nos conta sua história desde o "cominício" - uma das muitas palavras que Nonô adora inventar - lá em Ucamba, a aldeia onde ele nasceu, no continente africano. No Brasil, escravizado, Nonô leva um susto danado com a falta de liberdade na nova vida longe de seus pais, parentes e amigos.