Livros
Chapéu fora de moda Publicado: 01 Julho 2021 | Última Atualização: 01 Julho 2021

 

Incluso na seleção da ONU na categoria “Consumo e Produção Responsáveis”, Chapéu fora de moda conta a história de Beto, um personagem que adora o chapéu que sua avó tricotou para ele quando era pequeno.

A peça é tão quentinha e confortável que o menino não tem vontade de tirar e, então, seus amigos começam zombar do presente fora de moda. Se sentindo mal, Beto experimenta muitos outros chapéus tentando se encaixar nos padrões. Traduzido para nove idiomas, o livro relaciona de forma natural questões como modismo, consumismo exagerado, necessidade de seguir o que é tendência, além de explorar a importância de ser quem a gente é.

Os livros, além de estimular a alfabetização e o hábito da leitura, podem ser grandes aliados das famílias e dos educadores no momento de falar sobre sustentabilidade. Pensando nisso, foram reunidas obras destinadas ao público infantojuvenil, selecionadas e divulgadas em junho pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS fazem parte da Agenda 2030, um plano de ação global criado para promover vida digna a todos na próxima década. Entre os títulos selecionados estão dois do grupo SOMOS Educação:

 

Chapéu Fora de Moda
Editora Caramelo
Autora e ilustradora: Emily Gravett
Segmento: Literatura Infantil
Páginas: 32 | Formato: 22,5 x 26 cm
Ano sugerido: 1º e 2º anos

Sobre a unidade de Literatura da SOMOS Educação
Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.