Livros
O Livro das Capitais Publicado: 07 Outubro 2021 | Última Atualização: 07 Outubro 2021

Geografia, poesia e música estão juntas em mais uma iniciativa da Zucca Produções: a plataforma O LIVRO DAS CAPITAIS, que será lançada no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, já com quatro indicações no festival Rio WebFest 2021.

O LIVRO DAS CAPITAIS é um videolivro interativo em forma de plataforma multimídia online, composta por conteúdos interativos e vídeos com contação das histórias do livro UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, narradas pela multiartista Gisela de Castro, com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O projeto propõe o uso de novas mídias e tecnologias digitais para a difusão e promoção da cultura brasileira, com abordagem por diversas áreas do conhecimento, de geografia a literatura, passando por música, design, artes visuais, audiovisual e jogos. Todo o conteúdo registrado, desenvolvido, reunido e disponibilizado no site é de acesso gratuito e livre.

COMO FUNCIONA
No site www.olivrodascapitais.com.br, uma plataforma interativa, criado especialmente para crianças, jovens e educadores, cada usuário percorre O LIVRO DAS CAPITAIS a partir de uma trajetória única, por meio de hiperlinks que ligam os conteúdos de cada uma das cinco regiões do Brasil, representadas por recortes gráficos que sugerem as fronteiras geográficas do país, de forma animada e interativa.

Os mapas, que brincam com a geografia a partir de elementos visuais fragmentados, extraídos das ilustrações do livro original, oferecem múltiplas possibilidades de “viajar” através das histórias ficcionais de cada capital brasileira. A partir do mapa do Brasil subdividido nas cinco macrorregiões, cada uma “clicável” e levando para novos mapas com os estados brasileiros, o usuário monta seu passeio, escolhendo qual das 27 cidades vai visitar, em que ordem e espaço de tempo:

  • três cidades na Região Sul - Curitiba (Paraná), Florianópolis (Santa Catarina) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul);
  • quatro cidades na Região Sudeste - Belo Horizonte (Minas Gerais), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo) e Vitória (Espírito Santo);
  • quatro cidades na Região Centro-Oeste - Brasília (capital do País e sede do Distrito Federal), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso) e Goiânia (Goiás);
  • nove cidades da Região Nordeste - Aracaju (Sergipe), Fortaleza (Ceará), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas), Natal (Rio Grande do Norte), Recife (Pernambuco), Salvador (Bahia), São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí);
  • sete cidades da Região Norte - Belém (Pará), Boa Vista (Roraima) Macapá (Amapá), Manaus (Amazonas), Palmas (Tocantins), Porto Velho (Rondônia) e Rio Branco (Acre).
  • Disponibilizada de forma gratuita e livre para todos os públicos, a plataforma serve como uma proposta divertida de entrar em contato com a geografia do país e procurar pistas sobre a diversidade da cultura brasileira.