Livros
Capitão Mimo: um livro bom pra cachorro! Publicado: 11 Novembro 2021 | Última Atualização: 12 Novembro 2021

Na Estante. Narrativa mescla referências dos anos 1980, amizade, brincadeiras de rua e as marcas deixadas pelos animais ao entrarem e saírem da vida das pessoas

Uma história para leitores a partir de oito anos e também para cada criança dentro de um adulto que viveu a infância na década de 1980: Capitão Mimo é o lançamento do escritor e tradutor Alexandre Boide, publicado pela VR Editora. O finalista do Prêmio Barco à Vapor 2018 juntou referências da época – gibis, videogames, a vida livre pelas ruas – com temas universais, como amizade, os desafios do crescimento e as marcas que os animais deixam ao entrarem e saírem da vida das pessoas.

Nico e seus amigos têm dez anos e estão às portas de uma nova etapa da vida, a pré-adolescência. A relação entre os garotos começa a desmoronar quando, nas longas férias de verão, o ferro-velho do bairro, aquele local mágico e secreto onde a galera se reúne para viver várias aventuras, corre o risco de ser descoberto. É aí que ressurge Mimo, ou Capitão Mimo, cachorro do protagonista, para salvar o dia.

É no meio deste turbilhão de acontecimentos que o personagem lida com a percepção de que tudo pode se desfazer em um instante, afinal, crescer é passar pelo luto de abandonar uma experiência e iniciar outra. Conhecimento das emoções, o poder das amizades, noções de ganhos e as perdas são inseridas na vida de Nico e do pequeno leitor que acompanha a história.

Uma das lições que quase ninguém se preocupa em ensinar é como abrir mão das coisas. A perda costuma ser associada a um trauma. A decadência é vista como consequência do abandono, mesmo quando o abandono é justamente causado pela decadência. Mas também seja difícil ensinar que às vezes é melhor deixar tudo pra trás e partir pra outra. É o tipo de coisa que se aprende melhor sozinha, quando sente essa necessidade por si mesma, um tipo de aprendizado que vem de dentro.
(Capitão Mimo, p. 63)

FICHA TÉCNICA
Título: Capitão Mimo
Autor: Alexandre Boide
Ilustrador: Tiago Lacerda
Editora: VR Editora
ISBN: 978-65-86070-56-9
Páginas: 92páginas
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$47,41
Link de venda: https://vreditoraloja.com.br/produto/infantojuvenil/capitao-mimo/