Livros
Florinda Publicado: 08 Dezembro 2021 | Última Atualização: 09 Dezembro 2021

Livro da escritora Cândice Felippi e da ilustradora Sabrina Mascarenhas propõe um olhar lúdico sobre a saudade e as ausências. Mais do que uma vaca, Florinda é a melhor amiga do pequeno Rafa, que diariamente a presenteia com porções de pasto bem verdinho.

Juntos, os amigos vivem muitas aventuras, como ir à praia e à sorveteria.

Até que um dia Rafa vai até a casa de Florinda e se dá conta de que a amiga não está por ali, e começa uma verdadeira busca. Recheado de brincadeiras, que, às vezes, contrastam a visão de Rafa sobre a amiga e a maneira como ela percebe a si mesma, a obra tem uma inspiração muito particular. Cândice conta que tudo começou como uma forma de ajudar o filho a superar a saudade de uma vaquinha real e que certo dia deixou de aparecer em frente a casa deles em Florianópolis.

“Nós ficamos nessa casa por cerca de cinco meses, especialmente durante a pandemia. E, todos os dias, nós íamos com o Rafa, que estava com dois anos, alimentar a vaca. Foi ele quem deu a ela o nome de Florinda, e, como nós não víamos quase ninguém, ele se relacionava principalmente com ela, que passou mesmo a ser a melhor amiga dele”, diz a escritora.