Livros
A casa de todos os ninhos Publicado: 05 Mai 2023 | Última Atualização: 05 Mai 2023

 

Obra literária voltada para a conscientização ambiental infanto-juvenil, que ficará disponível para download gratuito para todo o Brasil.

Editado pelo Instituto Coral Vivo, a obra une um trio de autoras premiadas da nossa literatura, que apresenta de forma lúdica e apaixonante a biodiversidade das restingas, esse ecossistema tão importante para nosso litoral.

Com os poemas de Bia Hetzel e Roseana Murray e as ilustrações dignas de prêmio de Mariana Massarani, os leitores vão conhecer mais sobre esse ecossistema e a interação entre animais e plantas que ali habitam. A obra tem o conceito gráfico de um diário de naturalista e a ciência está em cada detalhe do livro, pensada a partir da consultoria de duas doutoras em biologia: Débora Pires, fundadora do Instituto Coral Vivo e uma das maiores biólogas marinhas do país, e da também bióloga Luana Mauad, da equipe da GNA, especialista em botânica de restingas.

SOBRE AS AUTORAS

BIA HETZEL nasceu no Rio de Janeiro, em 1968. É escritora, editora e fotógrafa, tem vários livros publicados e uma premiada produção voltada para crianças e jovens. Recebeu o Prêmio Jabuti de Autor Revelação, em 1995, com o livro Rosalina, a pesquisadora de homens, e vários de seus livros foram condecorados com o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ. Recebeu também a menção White Ravens, da Biblioteca Internacional de Munique, além do prêmio O Melhor para a Criança – FNLIJ. Desde 1990 colabora com projetos de pesquisa e conservação de baleias e golfinhos. Desde 2020 é Coordenadora de Imagens do Projeto Coral Vivo.

ROSEANA MURRAY nasceu no Rio de Janeiro, em 1951. Graduou-se em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy. É autora de mais de 100 livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Tem mais de 4 milhões de livros vendidos. Ao longo de sua carreira, recebeu inúmeros prêmios e láureas, entre eles: APCA, O Melhor Livro de Poesia – FNLIJ, Prêmio ABL de Literatura Infantil e Menção Altamente Recomendável – FNLIJ. Faz parte da Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People). Desde 2004, organiza o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, em sua casa, em Saquarema, recebendo escolas públicas para um café da manhã literário. Tem também, desde 2010, um Clube de Leitura em sua casa. Ministrou palestras e oficinas sobre a formação do leitor, em todo o Brasil, por quase 30 anos.

MARIANA MASSARANI nasceu no Rio de Janeiro, em 1963. É uma das ilustradoras mais premiadas do Brasil e escreve livros para crianças. Costuma ter seu trabalho exposto em importantes catálogos, mostras nacionais e internacionais. Já ilustrou cerca de 200 livros com técnicas variadas e um traço inconfundível. É autora de recontos clássicos que estiveram entre os aplicativos mais adorados do Brasil entre 2011 e 2015. É também mergulhadora e colaboradora de projetos de pesquisa marinha e da revista Ciência Hoje das Crianças.

A CASA DE TODOS OS NINHOS
Editora: Instituto Coral Vivo (publicacoes@coralvivo.org.br)
Autoras: Bia Hetzel & Roseana Murray
Ilustrações: Mariana Massarani
Consultoria Científica: Débora Pires & Luana Paula Mauad
Formato: A4 (facilita a impressão a partir do PDF) – 21 X 30cm
Número de páginas: 32 (4 cores)
Faixa etária: leitura acompanhada (2-8 anos) / leitura autônoma (8-12 anos)
ISBN 978-65-995357-1-0
Patrocinado pela GNA Gás Natural Açu, no âmbito do Projeto Restinga em Prosa
Downloads em institutocoralvivo.org.br

RESENHA

“Existe uma casa encantada que abriga todos os ninhos, é feita de sol e vento, calor, areia e tempo.” O primeiro verso dessa obra-prima da poesia para crianças – nascida do encontro entre o olhar naturalista de Bia Hetzel e as mãos encantadas de Roseana Murray – transporta o leitor para um ambiente natural extraordinário, onde vivem milhões de brasileiros, inusitadamente desconhecido por quase todos até a leitura desse álbum ilustrado com primor por Mariana Massarani, baseado na consultoria científica de Débora Pires e Luana Paula Mauad. Poema por poema, página por página, não são só as crianças que se apaixonam pela restinga, a casa de todos os ninhos. Os poemas e imagens desse livro, tão reais, tão substantivos, atravessam o coração do leitor de todas as idades como o espinho mais fino, longo e delicado que a natureza já produziu, provocando levíssimas fisgadas de amor, alegria e empatia. A cada ser que se apresenta, a cada informação revelada, nasce o respeito pela restinga. Quando o livro se fecha, abre-se um novo horizonte para a conservação desse patrimônio natural, e o leitor, onde quer que esteja, sente na pele e nos olhos o sol, o vento, o calor, a areia e o sal