Livros
Elza: a voz do milênio Publicado: 04 Agosto 2023 | Última Atualização: 04 Agosto 2023

Esta é uma biografia inspiradora que conta a história da lendária Elza Soares, a "mulher do fim do mundo", de forma lúdica e cativante para crianças.

Escrita por Nina Rizzi e ilustrada por Edson Ikê, a narrativa desvenda os diferentes capítulos da vida de Elza Soares, desde sua infância humilde na Favela da Moça Bonita até o estrelato internacional. A obra proporciona às crianças o contato com a trajetória de superação de uma mulher negra que lutou pela igualdade racial e um mundo sem discriminação. Mais do que uma simples biografia, "Elza: a voz do milênio" visa proporcionar aos pequenos leitores a oportunidade de conhecerem e se inspirarem com as diversas perspectivas do legado deixado pela cantora.

Da infância pobre, os vários lutos parentais, os tempos da ditadura militar, os relacionamentos conturbados, ao estrelato internacional. A história de Elza Soares agora pode ser acessada de maneira lúdica pelas crianças, que manterão vivo o legado da “voz da resistência” por gerações.

Com texto de Nina Rizzi e desenhos feitos por Edson Ikê, esse recorte traz informações, curiosidades, fatos e dados biográficos da intérprete, como o casamento precoce aos 12 anos, a perda do filho por desnutrição, o sequestro da filha, os programas de calouros e em orquestras, o fato de cantar de graça na rádio e o casamento com Mané Garrincha.

A autora também se preocupou com detalhes não tão conhecidos pelo grande público, como o alfinete que Elza carregava para lembrar sempre de onde veio, o barulho do louva-deus que a fez apreciar os sons desde nova até o rapto da filha Dilma e o reencontro décadas mais tarde.

A intenção do livro é dar aos pequenos a oportunidade de entrarem em contato com diversas perspectivas do legado deixado por Elza, entre elas, talvez a mais importante: a luta incansável pela igualdade racial e um mundo sem discriminação.

Ao compreenderem o curso dos acontecimentos, crianças e adultos terão a oportunidade de conhecer a personalidade desta voz rouca, rascante e cheia de balanço, de alguém que esteve à frente de seu tempo.

Ficha técnica
Título: Elza: a voz do milênio
Autora: Nina Rizzi
Ilustrador: Edson Ikê
Páginas: 48
ISBN: 978-85-507-0436-4
Selo: VR Editora
Formato: 21 x 27 cm
Onde encontrar: Amazon