Livros
Menina bonita, que cor você tem?” Publicado: 02 Setembro 2023 | Última Atualização: 10 Setembro 2023

A voz de uma mãe contra o racismo: carioca lança livro infantil sobre negritude na Bienal do Rio

Autora do lançamento "Menina bonita, que cor você tem?", Aline Carvalho receberá os leitores no Estande Adoleta, sábado (09/09)

Sábado, dia 9 de setembro, será a vez de os pequenos leitores visitantes da 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro encontrarem com a escritora Aline Carvalho. Ela estará no Estande Adoleta, às 16h, para o lançamento oficial de Menina bonita, que cor você tem?.

A obra é inspirada em uma história real, vivida pela filha da autora, que sofreu racismo na escola. Por meio do comentário da professora, a menina se sentiu inferiorizada devido à sua cor. É assim que acontece também na narrativa, quando a protagonista Giovana ouve da educadora que todas as crianças na sala tinham uma “cor natural”, menos Gi, pois a dela era marrom.

A partir disso, a mãe busca reconstruir a autoestima da menina ao narrar a trajetória de seus ancestrais africanos, compostos por reis, rainhas e guerreiros pretos. Ainda explica a importância da diversidade e mostra como essas diferenças são comuns na vida.

Sobre a autora: Aline Carvalho Santos Gonçalves é engenheira de produção, com pós-graduação em Finanças e Gestão Corporativa, além de ter MBA em Arquitetura de Soluções. Há muitos anos no mercado financeiro, atualmente trabalha como gerente de monitoramento na área de tecnologia da informação de um banco. Após se tornar mãe, começou a produzir histórias para contar aos filhos e publicá-las. É autora também da obra infantil A Ovelha, O Cachorro, O Gato Preto e o Coelho.

SERVIÇO
O quê: lançamento do livro “Menina bonita, que cor você tem?”
Quando: sábado (09/09), das 16h às 17h
Onde: estande Adoleta - Rua Q-29, Pavilhão Verde
Local: 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro (avenida Salvador Allende, nº 6555 - Barra da Tijuca, RJ)