Livros
Luanda no mundo da ciência Publicado: 02 Setembro 2023 | Última Atualização: 10 Setembro 2023

Livro infantil conta história de cientistas negras do Rio de Janeiro; lançamento na Bienal do Livro

“Luanda no mundo da ciência” é resultado de projetos de extensão da UFRJ e do Cefet-RJ, e será lançado na próxima segunda (4) no maior evento de livros do país. A obra destaca as histórias de cientistas negras do Rio de Janeiro, a partir do olhar da menina Luanda, de 10 anos. 

"Na história, Luanda precisa fazer uma redação para a escola sobre o que deseja ser quando crescer. Ela fica angustiada até a chegada de Carol, sua prima mais velha, que lhe apresenta o mundo das cientistas", explica Ana Lúcia Nunes de Sousa, professora do Nutes de Educação em Ciências e Saúde/UFRJ e autora do livro. 

Embora assine a autoria do livro, Sousa reforça que a ideia da obra é de meninas e jovens negras que participaram do projeto. 

"Nosso objetivo com o livro é inspirar meninas e jovens negras e periféricas, despertando o interesse delas para o mundo das ciências, visualizando este caminho como possibilidade real. É importante que elas conheçam cientistas negras e que entendam o alto impacto de suas pesquisas, nas diversas áreas do conhecimento, desde a dança até a astronomia", completa. 
Além disso, explica a autora, o material tem função paradidática, podendo auxiliar em atividades pedagógicas de todas as disciplinas, em temáticas ligadas à cultura e à cidadania, transversais nos currículos escolares. 
O livro é resultado de dois projetos de extensão: 'As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência', da UFRJ, e 'Mulheres negras fazendo ciência', do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), de Maria da Graça (RJ).

Mulheres cientistas
O texto valoriza professoras e cientistas negras da universidade, como a filósofa e professora de História da UFRJ Helena Theodoro, a engenheira química Michelle Mothé e a dançarina e professora do curso de dança da UFRJ Tatiana Damasceno, entre outras.

A produção do material recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, do British Council, por intermédio da '2ª Chamada Garotas Stem: formando futuras cientistas' e também da Fundaç?o Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do 'Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computaç?o – 2021'.

Lançamento na Bienal
O lançamento do livro será na próxima segunda, 4 de setembro, na Bienal do Livro do Rio. A autora recepciona o público no stand da Editora Kitembo, localizado no setor Laranja - Calçada Literária, Stand CL01.

Sobre a autora
Ana Lúcia Nunes de Sousa é jornalista, documentarista e especialista em relações étnico-raciais na Educação Básica. Professora da UFRJ, é, também, coordenadora do Projeto de Extensão “As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência”. “Luanda no mundo da ciência” é seu primeiro livro infantil.

Serviço
Lançamento do livro “Luanda no mundo da ciência”
Quando: 4 de setembro, segunda-feira
Onde: setor Laranja - Calçada Literária, Stand CL01
Preço na Bienal: R? 20,00
Preço no site da Editora Kitembo: R? 25,99 

Informações técnicas do livro
Luanda no mundo da ciência
20 páginas - Colorido - 20X20cm
ISBN 9786585210034
Autoras: Ana Lúcia (texto e concepção) e May Dinis (ilustradora)