Museus
Fim de Semana no MAST com filme e planetário digital Publicado: 19 Novembro 2020 | Última Atualização: 19 Novembro 2020

Programa inclui exposição de meteoritos e exibição de 'Meu Robô e Eu' no maior festival internacional de filmes de ciências do mundo

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece uma programação especial no sábado (21) e no domingo (22), com atividades que une diversão e ciência. O Museu abre as portas às 14h para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes e conhecer a exposição Ressurgindo das Cinzas, fruto da parceria entre MAST e Museu Nacional, que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças, sendo 37 objetos metálicos e rochosos oriundos do espaço sideral, uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó e que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional. 

No sábado (21), partir das 15h30, é hora de apreciar uma das produções do Science Film Festival, maior festival internacional de filmes de ciências do mundo. Integrante do evento – realizado pelo Goethe-Institut e o Midiativa / ComKids – pelo segundo ano consecutivo, o MAST vai exibir filmes que abordam questões científicas de maneira divertida, aos sábados, até 19 de dezembro. Neste sábado será a vez de Meu Robô e Eu, filme tailandês que mostra como foi a preparação estudantes de nove países (divididos em 17 equipes) para participar da Olimpíada Mundial de Robôs. A produção, indicada para a faixa etária dos 12 aos 16 anos, acompanhou os jovens concorrentes nessa competição internacional, na busca de solução para alguns dos problemas mais complexos que a humanidade enfrenta. A exibição será no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão, que está com limitação de acesso para evitar aglomerações o risco de contágio pelo novo Coronavírus, onde são disponibilizados somente 18 lugares por sessão. Lembramos que, por ser um festival internacional, este filme será exibido com legendas.

No domingo (22), além das exposições, o MAST oferece uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e exibir as belezas celestes no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão vai acontecer às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que irão falar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel.: 3514-5299 e 3514-5229
Horários de visitação
Terça a sexta – 09h às 17h
Sábados – 14h às 20h
Domingos e feriados – 14h às 18h

FIM DE SEMANA NO MAST
SÁBADO 21/11 – Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
- Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
- Sessões no Espaço Imersivo do Centro de Visitantes
- Sessão da Mostra Science Film Festival – Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 15h30

· Meu Robô e Eu
Legendado
Duração: 38 minutos
Classificação indicativa: 12 a 16 anos

 

DOMINGO 22/11 – Funcionamento do Museu: das 14h às 18h

- Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas

- Sessões no Espaço Imersivo do Centro de Visitantes

- Sessão do Planetário Digital no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 16h

 

GRÁTIS

Mais informações sobre o MAST em www.mast.br/museu

Mais informações sobre o Science Film Festival em https://www.goethe.de/prj/sff/pt/faw.cfm