Museus
MAST lança a série de vídeos 'Astronomia em Doses' Publicado: 09 Dezembro 2021 | Última Atualização: 09 Dezembro 2021

Serão nove episódios em curta-metragem, retratando curiosidades de uma família sobre estrelas, planetas e outros corpos celestes, exibidos pelo Canal do MAST no YouTube

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está lançando a série de vídeos Astronomia em Doses, que retrata o cotidiano de uma família curiosa sobre assuntos astronômicos, como cometas, asteroides, estrelas, planetas e outros objetos celestes. A partir de 26 de novembro (próxima sexta-feira), serão exibidos nove episódios em curta-metragem pelo Canal do MAST no YouTube, semanalmente, até o início de 2022.

Elaborados por uma equipe da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU), os filmes mostram situações em que a jovem Sofia e seu avô Sabino - retratados em desenho animado - querem tirar dúvidas sobre temas astronômicos. É nesse momento que a neta e o avô sentem a necessidade de entrar em contato com o MAST: quando a conexão completa, aparece na tela algum mediador ou mediadora da COEDU para explicar as questões levantadas por eles, avançando um pouco mais no conhecimento sobre o Universo. No episódio de estreia, A Forma da Terra, Sofia e Sabino precisam ajudar um colega da menina, chamado Zap, a compreender o formato do nosso planeta. Para isso, eles se conectam com a equipe do MAST e descobrem diferentes maneiras de mostrar que a Terra é esférica.

O Astronomia em Doses também permite que as pessoas que estiverem em casa possam enviar os seus questionamentos para a Equipe da COEDU: basta enviar mensagem para o e-mail astronomiaemdoses@mast.br. As dúvidas mais recorrentes poderão fazer parte dos próximos vídeos a serem produzidos, futuramente. Os episódios seguintes abordarão temas como Cruzeiro do Sul e os Pontos Cardeais e O Que é Preciso Para Viver em Outros Planetas e serão disponibilizados às sextas-feiras no Canal do MAST no YouTube, acessível pelo link https://www.youtube.com/channel/UCeN8E-sECPS7EqXUF9HY6cg .