Museus
Lugares de Culturas - CCBB Educativo |

A arte e a história dos povos afro-americanos nas novas atividades gratuitas do CCBB Educativo.

 A programação do CCBB Educativo - Lugares de Culturas destaca atividades relacionadas à nova mostra do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. "Ancestral Afro-Américas" reúne cerca de 160 obras de renomados artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, celebrando as heranças e os vínculos compartilhados entre esses povos afrodescendentes. A programação conta com oficinas, contação de história e visitas guiadas.

LABORATÓRIO DE ARTE – MODELANDO CAMINHOS

Visitantes podem refletir e criar, por meio da modelagem, formas simbólicas de pés e calçados. Essas criações representam as próprias histórias e ancestralidades coletivas e os símbolos de liberdade, identidade e resistência. No Ateliê Aberto do Educativo, 1º andar. Sábados e Feriados, às 15h e 17h. Domingos, às 11h, 15h e 17h. Classificação: a partir de 5 anos. Até 1 de setembro.

LIVRO VIVO

Leitura compartilhada para crianças, adultos e toda a família. O repertório traz histórias de vivências coletivas que inspiram os leitores e ouvintes a contribuírem para um mundo melhor. Acontece no Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar, aos sábados, domingos e feriados: às 16h. Até 1 de setembro. 

Neguinha, sim! (Renato Gama) - Ilustração: Bárbara Quintino

Um nariz belo como as ondas do mar, os olhos de jabuticaba e um cabelo que brilha como o sol. Imagine um mundo onde todas as crianças gostam dos próprios traços e são muito, muito felizes? É através da afirmação da identidade e da beleza negra que o livro celebra a ancestralidade.

A África que você fala (Claudio Fragata) - Ilustração: Mauricio Negro

Dengo. Ginga. Farofa. Fubá. São muitas palavras de muitas línguas, como o quimbundo, o quicongo e o iorubá. Essas palavras e outras que fazem parte do nosso dia a dia vieram do continente africano. trazidas por povos de diversas regiões, e hoje fazem parte do nosso vocabulário brasileiro. Ao virar as páginas do livro, os visitantes poderão descobrir muitas delas e perceber que, mesmo distantes, trazemos a África conosco por meio de palavras.

Letras de carvão (Irene Vasco, trad. Márcia Leite) - Ilustração: Juan Palomino
Na cidade de Palenque poucas pessoas sabiam ler. Com a ajuda e incentivo do senhor Veloso, um dos poucos leitores do povoado, um novo mundo de possibilidades é descoberto ao perceber que as palavras e letras trazem grandes significados.

Da Minha Janela (Otávio Júnior) - Ilustração: Vanina Starkoff
Através das cores, dos objetos, dos bichos e das pessoas, as histórias vistas através de algumas janelas do Rio de Janeiro são contadas. Já que nenhuma janela tem a mesma paisagem, este é o ponto inicial para a criatividade de elaboração da história.

HORA DO CONTO

Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar
Atividade voltada para a família
Sábado, domingo e feriado: 14h

A lenda da noite
Duração: 20 minutos

Classificação: a partir de 5 anos

No começo dos tempos não havia a noite. Era sempre dia. A noite dormia no fundo das águas, estendida como uma larga e escura sombra vigiada pela Cobra-Grande. Um dia, dois irmãos indígenas, tomados pela curiosidade, decidem se aventurar na busca pela noite e seus segredos. Mas para isso, precisaram ser astutos e enfrentar a misteriosa Cobra-Grande e suas charadas

A Avó do Mundo

Duração: 20 minutos
Classificação: a partir de 5 anos

No princípio, quando tudo era escuridão, surgiu Yebá Burô, a Avó do Mundo, sentada em seu banco de quartzo branco. Com sua sabedoria ancestral, ela fez os grandes trovões da criação e o bisneto do mundo, que deram origem a tudo o que existe na maloca do universo. Conheça a contação de teatro de sombras "A Avó do Mundo", inspirada no mito de origem do povo Desana, da Amazônia.

O guardião dos livros
Duração: 20 minutos

Classificação: a partir de 4 anos

Em uma monótona tarde na biblioteca, um jovem se depara com aquilo que mudaria para sempre sua vida: uma lista de tarefas enigmáticas e a missão de desvendá-las. Para resolver aqueles afazeres escritos no papel, ele passa a conhecer as histórias de cada livro, desconectando o jovem dos jogos eletrônicos e tornando-o um futuro leitor.

O mundo se expande

Duração: 20 minutos

Classificação: a partir de 7 anos

Conta a jornada de Adetutu, uma menina que ao questionar as histórias de sua avó Adenike explora os mistérios da criação do mundo, mergulhando nas tradições e ensinamentos dos Orixás. Ambientada na gloriosa Ilê Ifé, na Nigéria, a história conduz o público a acompanhar a criação do mundo sob a liderança de Oxalá.

VISITAS MEDIADAS - EXPOSIÇÃO ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAS.
Visitantes terão a oportunidade de ampliar seu repertório e conhecer mais sobre as obras e os artistas em destaque, como o norte-americano Nari Ward. Com duração de uma hora, estimulam a troca, a investigação e a reflexão. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site do CCBB (bb.com.br/cultura) ou diretamente na bilheteria. A partir de 11/6, segundas, quartas, quintas e sextas, às 18h. Quartas e sextas-feiras, também às 16h. Sábados e domingos, às 10h e 18h. Até 1 de setembro.

 

SERVIÇO
CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro
Classificação indicativa: Livre