Palavra de especialista
Hábito da leitura vem do exemplo Publicado: 09 Outubro 2014 | Última Atualização: 06 Outubro 2018

Boas dicas são criar um ambiente de leitura em casa e incluir as livrarias com espaços voltados às crianças nos passeios familiares

Escritores são verdadeiros artistas. Com sua imaginação eles nos incentivam a também imaginar novos mundos, conhecer novas histórias e, a partir disso, nos dão outras lentes e ângulos para enxergarmos a realidade. Ainda assim, há aqueles que não veem vantagens na leitura. No caso das crianças e jovens, que muitas vezes leem obras solicitadas pelos professores em um contexto de “obrigação”, a atividade pode se tornar ainda menos atrativa.

Para a gerente educacional e coordenadora da equipe de assessoria pedagógica da Editora FTD, Viviane Flores, houve mudanças positivas nas práticas pedagógicas em relação aos livros e acrescenta que os bons resultados aparecem quando as instituições propõe a leitura além do acadêmico, trabalhando na formação do leitor.

Mas a formação leitora não cabe apenas à escola. Se os pais desejam que os filhos leiam, precisam eles mesmos dar o exemplo. “Não conseguimos educar apenas pelo discurso. Se não há um ambiente leitor tudo fica mais complicado. Se você não tem na sua casa um ambiente de pessoas que leem com frequência, que compram revistas ou jornais, efetivamente esse trabalho se torna muito vazio”, diz Viviane.

Para ela, o hábito de leitura dos pais influencia diretamente no comportamento dos filhos. Ela acrescenta que a hora de lazer também pode ser um bom momento para trazer a literatura à vida das crianças. “Visitar livrarias e bibliotecas é uma cultura que algumas famílias incentivam e cultuam como um valor. Isso vai fazendo com a que criança cada vez mais goste desse tipo de passeio. Em contato com as estantes coloridas de uma livraria é muito mais fácil você despertar esse interesse, folhear boas obras, ter boas escolhas...Isso tudo é um caminho”, aponta a especialista.

Mas Viviane ressalta que é um processo. Aos poucos, deve-se ir incentivando o aumento da frequência da leitura e a oferta de gêneros. “É um prazer que a criança vai descobrindo por si só”, afirma.

Nesta época, em que o Dia das Crianças se aproxima e se multiplicam os desejos de presentes, sair um pouco da rotina e realizar um passeio em uma boa livraria, atrativa e instigante, é um bom começo. Em contato com esse ambiente inspirador, é hora de oferecer um livro que tenha despertado o interesse da criança.