Palavra de especialista
Alimentação infantil é baseada em exemplo dos pais Publicado: 23 Outubro 2014 | Última Atualização: 06 Outubro 2018

Crianças podem tudo que os pais comem, desde que seja saudável

A obesidade infantil poderá afetar 75 milhões de crianças nos próximos 10 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). São meninos e meninas com risco de comprometimento da saúde, como diabetes do tipo II, doenças cardiovasculares, além de depressão e transtornos de ansiedade.

Mas isso pode ser revertido com a mudança de hábitos e o exemplo dado na mesa de casa. “A alimentação errada para a criança é a mesma errada para nós, por isso é importante que os pais comem de maneira correta dar o exemplo para os filhos. Isso vale em qualquer idade”, afirma a pediatra Wylma Hossaka, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A especialista ainda explica que não há necessidade de uma dieta diferenciada, mas devem ser evitados alimentos embutidos e pré-preparados, como salsichas e macarrões instantâneos. “Esses alimentos possuem alto teor de sódio, e nem mesmo os adultos deveriam consumir”, diz a pediatra.

Além dos exemplos na alimentação, também podemos trocar alimentos industrializados por alternativas naturais:

Refrigerantes por sucos naturais
Além de não terem valor nutricional, refrigerantes possuem sódio e açúcares em excesso em sua composição. O consumo de sucos naturais, com pouco ou sem açúcar, é uma forma de garantir que as crianças recebam os nutrientes das frutas e se acostumem com seu sabor.

Bolachas recheadas por frutas
As bolachas são práticas, mas também são ricas em gorduras, açúcares e sódio e não possuem quantidade acentuada de vitaminas e minerais, portanto, sem valor nutricional. Frutas como as uvas são fáceis de comer e contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

Salgadinhos por frutas cortadas
Tirar os salgadinhos industrializados da dieta das crianças é também outra oportunidade para inserir as frutas no dia a dia. Além de nutritivas, melão, melancia, banana, maçã cortadas em pequenos pedaços, elas ainda podem ser divertidas.