Palavra de especialista
Dicas sobre desfralde com educadora infantil Publicado: 23 Fevereiro 2018 | Última Atualização: 23 Setembro 2018

Quais os sinais que indicam que a criança está pronta para deixar a fralda? Começar o processo de desfralde é sempre um momento de dúvida para os pais. Qual a idade certa? A criança precisa falar? Tem diferença entre meninos e meninas? Dar ou não uma recompensa? Aqui, a educadora infantil Camila Queres, do canal CriaMinha, responde a essas perguntas e dá algumas dicas práticas para as mamães perceberem o momento ideal.

Idade certa
Em torno de 2 anos de idade. Os meninos tendem a deixar a fralda mais tarde que as meninas.
Sinais de que chegou a hora de abandonar a fralda
A criança é capaz de pular com os dois pés fora do chão ao mesmo tempo; é um traço de controle do esfíncter anal.
Costuma evacuar, mais ou menos, nos mesmos horários.
A fralda fica seca por pelo menos três ou quatro horas.
Na hora do xixi ou do cocô, a criança fica tímida, vai para o cantinho, vai até o banheiro, coloca a mão no pipi ou na vagina, ou seja, já percebe que esse é o momento de intimidade.
Mostra incômodo com a fralda molhada ou com o cocô.
Na hora do xixi ou do cocô, a criança fica tímida, vai para o cantinho, vai até o banheiro, mostra incomodo com a fralda, coloca a mão no pipi ou na vagina. Essas são atitudes que demonstram que ela já percebe que esse é um momento de intimidade.

Quando começar
Dê preferência para o fim de semana, Sábados e Domingos são momentos em que os pais costumam estar quase 100% com as crianças e conseguem acompanhar mais de perto.
Oferecer ou não recompensas para a criança
Vale oferecer presentinho quando a criança vai ao banheiro e caminha bem nesse processo?  O que a criança quer mesmo é o reconhecimento, que pode ser uma recompensa ou a demonstração do orgulho por esse ganho de autonomia. Parabenize a criança, é importante que ela perceba o reconhecimento.

Dicas práticas para o decorrer do processo
Use e abuse das sandálias de plásticos nesse período. São fáceis de limpar - molhou, secou e está pronta para usar de novo. Se quiser usar um tênis ou sapato mais arrumado para festinhas, leve uma sandália de plástico na bolsa, porque isso vai te ajudar.
Nas viagens longas, é válido usar a fralda. Para isso, explique para criança o motivo de usar a fralda naquela ocasião. Se não quiser abrir essa exceção, opte por várias paradas no percurso.
Uma das principais dicas para esse período é levar a criança várias vezes ao banheiro, caso ela peça ou não. Mesmo que a criança não faça nada, é importante realizar todo o processo de higiene para que ela adquira o hábito.
Lugar de ir ao banheiro é no banheiro. Portanto se você adotou o penico, deixe-o no banheiro. A criança tem que aprender que esse é um momento de intimidade e que existe um local próprio para isso. Não alterne entre o adaptador de privada e o penico. Se optou pelo adaptador, use um apoio para o pé, a criança precisa ter a sensação de estabilidade, não deixe que as perninhas dela fiquem balançando no vaso.
Durante o processo de desfralde tente deixar a criança o mais confiante possível. Sempre que puder elogie e evite demonstrar desapontamento. Estimule a sensação de que o desfralde é um trabalho em equipe: criança, família e escola.

 

Sobre Camila Queres -  Idealizadora do berçário escola Toddler Desenvolvimento Infantil , a educadora infantil Camila Queres trabalha há mais de 15 anos na área de educação. É formada em Letras pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e tem pós-graduação em Gestão e Educação. Entre os grandes colégios que atuou estão a Escola Britânica do Rio de Janeiro e a Chapel School, em São Paulo. Hoje, além de comandar o berçário escola Toddler Desenvolvimento Infantil, faz a gestão do berçário corporativo da Unilever. Também é mãe de Bento (2 anos) e de Joaquim (1 ano).