Palavra de especialista
Como nasce uma memória traumática? Publicado: 31 Janeiro 2019 | Última Atualização: 09 Fevereiro 2019

A Dra Frésia Sa, especialista em saúde integrativa e que trabalha com tratamentos que buscam eliminar as memórias traumáticas que causam dores e doenças explica como se cria uma memória traumática e porque ela pode ser tão silenciosa.

Fonte: Biointegral Saúde

Muitas das nossas dores e doenças crônicas são geradas por memórias traumáticas, emocionais ou mesmo físicas, que acabam acumuladas em células e tecidos do corpo. Com a Microfisioterapia, técnica utilizada pela fisioterapeuta Frésia Sa, é possível encontrar essas memórias e trata-las, eliminando, consequentemente, as causas primárias dessas dores. Mas o que são exatamente essas memórias traumáticas?

A Dra Frésia explica, passo a passo:

  • O corpo recebe um estímulo agressivo, que pode ser físico, emocional ou mesmo medicamentoso;
  • Se esse estímulo estiver acima da capacidade de absorção do organismo, pode ser gerado um trauma;
  • Além das memórias cerebrais, o trauma também pode se instalar, em forma de memórias, nas células corporais;
  • As células que carregam os traumas têm suas funções prejudicadas, como se tivessem sido machucadas;
  • Os tecidos impregnados de memória acabam perdendo vitalidade ou ritmo, o que pode ser percebido pela aplicação da Microfisioterapia.

“Esse caminho físico da construção de uma memória traumática foi estudado por Daniel Grosjean e Patrice Benini e foi a base para a criação de uma técnica que encontrasse o local onde as células e os tecidos prejudicados estão e avisasse o corpo de que ele já não precisa dessas informações”, explica Frésia. O resultado do tratamento realizado pela fisioterapeuta é a troca de tecidos com traumas por tecidos regenerados e é o próprio corpo que realiza essa transição, por meio da auto reparação.

E por que é tão difícil detectar essas memórias traumáticas?

“Porque elas não estão exatamente no local onde a dor ou o desconforto é percebido”, revela a fisioterapeuta. Isso significa que células de um local do corpo podem agir causando dor em outro local, por uma questão de estímulo. Por isso, a Microfisioterapia utiliza um mapa, que indica onde estão determinadas memórias: “pelo comportamento e pela resposta do tecido, é possível entender o tipo de trauma e há quanto tempo está li”, explica Frésia.

“Temos casos de traumas intrauterinos que foram detectados pela Microfisioterapia”, lembra a especialista. Segundo ela, essa “genética” da memória traumática, ou seja, entender como ela se forma e como estaciona em um determinado local do corpo humano, é fundamental para encontrar as causas e promover um tratamento ostensivo: “por isso falamos em saúde integrativa: a ideia é levar a um entendimento total de tudo que pode estar relacionado a uma determinada doença ou dor crônica. E encontrar os melhores tratamentos para chegar o mais perto possível da reabilitação”, finaliza.

 

Sobre a Biointegral Saúde

A Biointegral Saúde é uma clínica especializada no tratamento de memórias traumáticas e crenças limitantes, com foco na saúde integrativa e em tratamentos personalizados, que visem eliminar as causas primárias de dores e doenças crônicas. Utilizando técnicas como a Microfisioterapia, o PSYCH-K® e as Barras de Access, entre outros, os fisioterapeutas Frésia Sa e Sergio Bastos Jr buscam a integridade dos potenciais de seus pacientes. Entre aqueles que procuram por mais qualidade de vida e por um dia a dia mais pleno e saudável estão esportistas, influenciadores digitais, celebridades e outras pessoas que são atingidas diariamente por estresse, auto cobrança e síndromes e que retornam ao controle da própria vida e atingem estágios mais amplos da sua saúde física e emocional com o trabalho da Biointegral Saúde.

 

Mais informações:

Biointegral Saúde | www.biointegralsaude.com.br | contato@biointegralsaude.com.br