Palavra de especialista
Vídeos de unboxing levantam debate sobre consumismo infantil Publicado: 20 Mai 2019 | Última Atualização: 08 Junho 2019

Conteúdos veiculados no YouTube podem causar consequências negativas para o desenvolvimento das crianças

Mesmo que pareçam inofensivos, vídeos de pessoas abrindo brinquedos no YouTube podem ser prejudiciais para as crianças. Esse tipo de conteúdo, chamado “unboxing”, se tornou popular em 2011 e se resume a aberturas de presentes, embalagens e até doces com a intenção de fazer propaganda de um produto. Uma febre que acende o debate sobre o consumismo infantil e a consequência negativa para as crianças.

O acesso aos vídeos de unboxing têm crescido tanto que muitos youtubers recebem os produtos antes mesmo do lançamento para estimular o consumo quando o brinquedo chega às prateleiras das lojas. Também existem crianças que se apropriaram do modelo e já gravam os seus próprios vídeos.

A receita, que acumula milhões de visualizações e deixa as crianças obcecadas, tem uma explicação, pois se baseia no principal interesse delas: o brincar. Isso porque os vídeos mostram brinquedos sendo abertos e manipulados, o que estimula a curiosidade e acaba incitando o consumismo. Segundo Cris Starcke, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, as crianças acabam sendo atraídas por um conteúdo que não estimula o desenvolvimento. “Brincar desenvolve a criatividade, estimula o raciocínio e a coordenação motora. Da mesma forma, ficar passiva diante da tela pode comprometer o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças”.

Mesmo que os vídeos de unboxing sejam uma forma clara de publicidade dirigida a crianças, podem ser facilmente revestidos de conteúdos para entreter. É possível que essa publicidade disfarçada passe desapercebida até pelos pais, por isso acompanhar de perto o que os filhos acessam nas redes é fundamental.

Uma boa maneira de lidar com a situação é estimular brincadeiras não estruturadas e diminuir o tempo diante das telas. Muitas vezes, os conteúdos virtuais acabam tomando o espaço das brincadeiras tradicionais, que são tão importantes para contribuir com o desenvolvimento saudável e pleno das crianças. Separar um tempo na agenda para estar junto, brincar e interagir contribuem para desenvolver as habilidades de forma completa.

 

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.