Palavra de especialista
Como escolher o investimento financeiro mais adequado para o seu filho Publicado: 04 Outubro 2020 | Última Atualização: 10 Outubro 2020

A cada dia tem crescido o número de mães e pais preocupados em poupar ou até mesmo investir para garantir um futuro melhor para os filhos. Mas qual a melhor hora para começar a investir? Qual tipo de investimento fazer?

O especialista em educação financeira Lucas Rufino, pai de uma garota de 2 anos, já investe para a sua filha e dá dicas de como você pode fazer o mesmo pelo seu pequeno mesmo que não tenha muito dinheiro disponível.

-Qual o melhor tipo de investimento que posso fazer para o meu filho?

"Uma criança possui o tempo ao seu favor, e o tempo é um dos principais fatores para conseguir uma grande rentabilidade quando a gente fala de longo prazo. Então, enquanto nós adultos não devemos colocar 100% em renda variável, as crianças podem ter sim 100% em ações, e é nisso, por exemplo, que eu invisto para minha filha. Ações ou fundos de gestão passiva”.

-Quando devo começar a investir para meu filho?

“O tempo é um dos principais fatores quando falamos de investimento, até mais relevante que a própria rentabilidade, ou seja, assim que seu filho nasce, você já pode abrir uma conta para ele em uma corretora e começar a comprar as primeiras ações. Com a carteira de identidade da sua criança em mãos, já é possível começar a investir por ele, no nome dele, na conta da corretora”

-Quanto devo investir por mês?

“Para comprar ações, ETFs e tudo mais, com R$10, 20 ou 30 reais já é possível. Então, não existe isso de um investimento mínimo. Claro que, quanto mais você investir, mais rápido você vai conseguir ter um resultado satisfatório. Por exemplo, investindo 300 reais por mês, durante 20 anos, a uma taxa de 0,8% ao mês, você consegue mais de 200 mil reais. Se seu filho resolver não mexer nesse dinheiro, mas também não investir mais, em 10 anos ele terá 500 mil reais. Ou seja, ele vai chegar aos 30 com meio milhão no bolso”.

-Quanto devo investir por mês para garantir a faculdade do meu filho?

“Com a minha planilha de juros compostos, a pessoa consegue calcular exatamente quanto ela precisa investir por mês para ter X reais. Você pode baixar a planilha gratuitamente no site 1milhaocom30.com/planilha-juros-compostos e fazer os cálculos você mesmo, de maneira simples e rápida. Essa planilha serve para calcular qualquer tipo de investimento que deseje fazer”.

Sobre Lucas Rufino

Com mais de 50 mil seguidores, Lucas Rufino ensina os internautas a acumular R$ 1 milhão em patrimônio antes dos 30 anos. Em vídeos curtos, ele dá dicas para analisar ações, como fazer sua reserva de emergência e mais. Além disso, faz piada sobre gastos, tipos de pessoa no TikTok e mitos sobre investimentos.

Em seu primeiro livro -Manual do Investidor Iniciante: as 97 perguntas mais feitas no Instagram- Rufino, fundador do canal 1 MILHÃO COM 30, responde às perguntas mais frequentes de seu Instagram durante o primeiro ano de existência da página.