Palavra de especialista
18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil Publicado: 17 Abril 2021 | Última Atualização: 21 Abril 2021

Pedagoga dá dicas de leitura por faixa etária e fala sobre a importância de incentivar o hábito desde criança

No dia 18 de abril é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil. A pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio, Carollini Graciani, destaca que a data é utilizada não somente como forma de homenagear a contribuição de Monteiro Lobato para a literatura infantil e exaltar outros autores nacionais importantes, mas também para disseminar a importância da leitura no desenvolvimento das crianças. 

- Temos uma lista de autores nacionais que fazem parte do cotidiano escolar das crianças, como Ana Maria Machado, com "Menina bonita do laço de fita"; Maurício de Sousa, com a Turma da Mônica; Monteiro Lobato, com o "Sítio do Pica Pau Amarelo"; Ziraldo, com "O menino maluquinho"; e Ruth Rocha, com uma lista extensa de histórias que atendem da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A pedagoga cita ainda alguns clássicos infantis nacionais como "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles; "Chapeuzinho amarelo", de Chico Buarque; e "Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos. Ela ressalta que a escolha dos livros para cada faixa etária vai de acordo com a fase de desenvolvimento dos pequenos.

- Para crianças de até 3 anos são indicados ‘livros-brinquedo’, ‘livros de tecido’, ‘livros de banho’, que estimulem a parte sensorial da criança, com texturas, sons e cores. Bebês param para ouvir histórias contadas com entonação boa e as imagens vão chamar sua atenção. É o primeiro contato com o objeto livro, é o momento de manuseio. Para crianças de 4 a 6 anos são aconselhados livros com frases curtas, muitas imagens e com letras em caixa alta, para facilitar as primeiras tentativas de reconhecer as letras e palavras. Aqui valem também os gibis, que são um importante recurso para a alfabetização.

Carollini explica ainda, que aos 7 e 8 anos de idade, o ideal são livros com frases mais longas e letras variadas, livros de poesias, contos e fábulas, que vão estimular a imaginação e desenvolver temas sobre comportamento, respeito, bom convívio e conscientização. São as famosas histórias com uma moral no final. Com 9 e 10 anos de idade, a criança já está apta a livros que tenham volumes para sequência de leitura, com menos imagem e mais texto, com assuntos que os iniciem ao mundo da pré-adolescência, diz a pedagoga.

- É importante destacar que o livro infantil não é de difícil acesso. Tem livros com preços que cabem no bolso e projetos educativos que enviam coletâneas gratuitamente para todo o Brasil.

Como incentivar o hábito da leitura a uma criança:

Para Carollini, habituar uma criança ao gosto pela leitura começa dentro de casa, por meio do exemplo dos pais, mostrando aos filhos que o livro é um presente.
- O melhor momento de interação dos pais com os filhos é reservar uma história para ler antes de dormir. Não só contar a história, mas fazer questionamentos à criança, como ‘Qual o título da história?’, ‘Quem é o autor?’, ‘Quem são os personagens?’, ‘O que entendeu sobre a história?’.

A pedagoga destaca ainda que o hábito da leitura faz com que as crianças descubram um mundo imaginário, estimulando sua criatividade.
- Ler é fundamental para que uma criança desenvolva sua habilidade linguística, amplie seu vocabulário e suas formas de comunicação, além de ajudá-la a conhecer as próprias emoções durante todos os seus processos de desenvolvimento.