Palavra de especialista
Quando se deve levar o bebê ao dentista pela primeira vez? Publicado: 14 Abril 2022 | Última Atualização: 19 Abril 2022

A família deve levar o bebê ao dentista, antes mesmo da erupção do primeiro dentinho.

“Isso vai facilitar bastante a rotina no futuro, com uma melhor adaptação da criança com a ida ao dentista e aprendizagem lúdica sobre a higiene bucal.” conta Karin Stamer, especialista em odontopediatria.

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência. A especialidade da odontologia pediátrica é reconhecida pela American Dental Association, Royal College of Dentists of Canada, e Royal Australasian College of Dental Surgeons.

A prevenção garante um futuro saudável.

Por se tratar de uma especialidade “integrada”, os odontopediatras possuem a qualificação necessária para realizar uma série de procedimentos que buscam tornar o sorriso dos pequenos pacientes mais saudável. O profissional tem todas as técnicas de manejo comportamental que o permitem fazer um bom processo diagnóstico que geralmente consiste em: anamnese detalhada sobre o estado de saúde bucal e sistêmica do paciente, bem como histórico familiar e outras questões quanto à rotina em casa, exame físico (intra e extrabucal) e quando necessário exames complementares como radiografias ou tomografias (em raros casos) por exemplo. 

Dra. Karin, diretora clínica da Eclinic Odontologia, explica que os cuidados na odontopediatria começam na gestação e vão até o fim do ciclo de troca dos dentes da criança. Na gestação a futura mamãe é instruída sobre os cuidados que deve ter com o seu bebê. Orientações sobres hábitos alimentares, dietas cariogênicas e escovação são transmitidas aos pais e crianças. 

Na odontopediatria é analisado a forma e função da arcada dental. Busca-se uma face equilibrada, com boa função mastigatória e livre de cáries e doenças periodontais. “Esse cuidado é realizado durante todo a fase de crescimento e tem como objetivo, equilibrar as bases ósseas e estimular o crescimento de forma harmônica.” esclarece a representante da Eclinic Odontologia.

Aos 4 anos 60% do crescimento facial já está completo. Aos 7 anos, 70% e aos 12 anos 90% do total do crescimento facial já se completou. “Quanto antes houver um diagnóstico de má oclusão dentária, melhor, pois podemos usar o crescimento da face à nosso favor, para realizar um tratamento Ortopédico e Ortodôntico e buscar uma face equilibrada”, salienta a Dra. Karin.

Aquele sorriso banguela que te encanta todos os dias, já é um indicio que você deve levá-lo ao dentista. Muitos pais de primeira viagem são pegos de surpresa, porque não sabem quando devem levar o bebê ao dentista pela primeira vez. Os cuidados devem começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes.

Assim, o dentista consegue acompanhar o desenvolvimento e garantir a saúde bucal do bebê. Além disso, o recém nascido já cresce habituado com as consultas e não associa ir ao dentista com algo ruim.

Depois da primeira consulta, o bebê deve ir ao dentista, em média, a cada seis meses, para que o dentista possa acompanhar o aparecimento dos dentes, prevenir as cáries, doenças da gengiva, má oclusões, alterações da função, etc. Além disso, deve-se levar o bebê ou a criança ao dentista quando:

  • Surge sangramento da gengiva;
  • Algum dente está escuro
  • O bebê chora quando come ou lava os dentes
  • O bebê ou a criança cair ou houver algum acidente provocando trauma no dente ou lábio

A odontopediatra Karin Stamer finaliza alertando que quando os dentes do bebê começam a nascer tortos, também é recomendado levá-lo ao dentista. Portanto, uma ajudinha do odontopediatra pode ser útil de várias maneiras! Seja para fazer uma limpeza dos dentes e garantir que não haja nenhum probleminha instalado por ali, ou até mesmo para tratar algo que esteja incomodando. A formação de cáries, por exemplo, é muito comum durante a infância, e a pessoa responsável por tratar isso é justamente o odontopediatra.


Mais Sobre Karin Stamer, Eclinic Odontologia:

Dra. Karin Stamer Janikian - CRO: 48859

ECLINIC ODONTOLIGIA

Ortodontista e Especialista em Harmonização Orofacial

Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista - UNIP. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Paulista - UNIP e Odontopediatria pela ABENO-

Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Residência em Ortodontia pela Michigan University, Ann Arbor e Pós-graduada em Harmonização Orofacial HOF com aperfeiçoamento pela Harvard University, Cambridge Massachusetts.

Capacitada para o atendimento à bebês pela Fundecto-USP, uso de sedação consciente com Óxido Nitroso e utilização de Ozonioterapia. Qualificada pela Invisalign Doctor e Digital Smile Design Doctor. Membro Efetiva da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia

Facial - Abor