Palavra de especialista
Lugar de crianças também é na cozinha Publicado: 14 Julho 2022 | Última Atualização: 28 Setembro 2022

Conheça os benefícios da aula de gastronomia para os pequenos

Aprender a cozinhar significa que as crianças também aprendem a se alimentar e a se tornarem mais saudáveis, além disso, desenvolvem habilidades fundamentais para lidar melhor com os desafios da vida

No livro “Comida como Cultura”, o pesquisador italiano Massimo Montanari afirma que nossas relações sociais, construção de valores e, portanto, nossa cultura, se constroem em torno dos rituais gastronômicos. As pesquisas de Montanari apontam que o ser humano sociável é fruto dos laços gerados no ato de cozinhar e comer em grupo. No universo das crianças e jovens, a prática da gastronomia traz diversos benefícios ao fortalecer as relações afetivas com familiares e amigos, melhora as habilidades de organização, independência e até mesmo ajuda a superar a timidez.

Além de uma forma lúdica e divertida de aprendizado sobre a origem dos alimentos, técnicas de preparo, processos de transformação física e química dos ingredientes de uma receita, cozinhar também ajuda, e muito, no desenvolvimento das crianças em diversos aspectos da vida. A chef Deborah Dugaich Sisti, professora da escola de gastronomia Chef Gourmet Consolação, explica que aprender a cozinhar com um plano pedagógico adequado e a supervisão de professores capacitados ajuda as crianças a sentirem mais seguras e até mesmo a serem mais criativas.

“O aprendizado na cozinha, direta ou indiretamente, rende muitas histórias, memórias afetivas que marcam positivamente as crianças por toda a vida. Além disso, ajuda a desenvolver novas habilidades que são extremante úteis em diversos outros aspectos, inclusive da vida adulta, como responder bem aos momentos de estresse quando as coisas não saem tão bem quanto desejávamos”, explica a Chef Deborah.

Outro ponto importante é o fato de que aprender a cozinhar desenvolve hábitos alimentares saudáveis na medida em as crianças aprendem a escolher aquilo que querem comer. Nesse sentido, a Chef Deborah enfatiza que a aula de gastronomia é fundamental porque aquilo que as crianças comem, inevitavelmente, reflete na vida adulta. Em outras palavras, aprender a cozinhar também significa aprender a se alimentar corretamente e, por consequência, se tornar um adulto mais saudável.

“A escola de gastronomia é fundamental para desmistificar dois pontos fundamentais. Em primeiro lugar: que cozinhar é difícil. E não é. Quando aprendemos com orientação profissional, cozinhar é fácil, rápido e prazeroso. Em segundo lugar, precisamos desmistificar a ideia de que cozinha não é lugar para criança. Os pequenos podem e devem estar na cozinha. Além das técnicas de como usar uma faca com segurança, como cortar os ingredientes, a gastronomia também ajuda a consolidar conhecimentos trabalhados pelos professores no ensino regular, como química e matemática”, esclarece.

Abaixo, veja os principais benefícios da gastronomia para os pequenos que foram listados pela professora da Chef Gourmet Consolação.

Socialização – vencer a timidez

Cozinhar é uma atividade coletiva. Na escola, as crianças se relacionarão com colegas preparando as mesmas receitas, trocando ideias e ajudando uns aos outros, quer dizer, trabalhando em equipe sob a supervisão integral dos professores. Além disso, depois que os pratos estiverem prontos, eles são saboreados até mesmo pelos país. Essa interação e trabalho conjunto, num ambiente lúdico e seguro, ajuda os pequenos a se relacionarem e a vencerem a timidez. Isso se reflete na capacidade de trabalhar em grupo na vida profissional quando forem adultos.

Fortalece os laços familiares

Na medida em crianças aprendem novas receitas, a tendência e que queiram treinar os pratos também em casa, ou seja, cozinhar para os familiares. Com a vida agitada, em que muitas vezes o pai e a mãe trabalham fora, estar juntos na cozinha é um momento importante e divertido que fortalece os laços familiares. Outro ponto importante é quando a comida é servida. Preparar uma refeição que será compartilhada com todos é um momento de realização e orgulho para as crianças.

Melhora as relações de amizades

Como cozinhar é uma prática em conjunto, as crianças aprendem a compartilhar ideias e dividir as tarefas, ou seja, aprendem desde cedo a trabalhar em equipe para alcançar os melhores resultados. Isso melhora as relações de amizade. Esse aprendizado é transportado para o comportamento nos trabalhos em grupo na escola e até na vida profissional quando se tornam adultos. Trata-se da construção de hábitos e valores desde a infância.

Desenvolve o senso de organização e disciplina

Além de preparar comidas deliciosas, as crianças aprendem na escola de gastronomia a importância da organização. O sucesso de uma receita depende do senso de organizar os ingredientes necessários, quantidades e ordem para acrescentá-los na receita. É aquilo que o jargão gastronômico chama de mise en place, um termo de origem francesa que significa colocar em ordem ou posto no lugar. E a organização gera disciplina. Esse aprendizado também é transportado para as demais atividades diárias das crianças.

Promove a independência

Na medida em que a criança aprende a cozinhar, ela se torna mais independente em diversos aspectos. Ao atingir uma determinada idade em que possa atuar sem supervisão na cozinha, ela saberá preparar as próprias refeições e a se alimentar de forma realmente saudável. Além disso, ela também aprende a escolher uma boa comida por conta própria e de forma consciente. Quando chegar o momento de morarem sozinhas, até mesmo por questões de ingresso na faculdade, saberão lidar com as necessidades de alimentação e sofrerão muito menos os impactos do desligamento com os pais.

Curso Chef Junior: comida e diversão

Na Chef Gourmet Consolação, o curso Chef Junior une conhecimento e diversão. O primeiro módulo é Cozinha de Festinha e foi pensado para fazer uma festa com a garotada. Eles irão aprender a fazer coxinha de frango e chocolate, pasteis, pizzas doces e salgadas, crocrete, pudim, pão de queijo e ainda terá o dia da criatividade.

Além dos módulos temáticos, a Chef Gourmert ainda tem o diferencial de oferecer o inglês cultural na grade do curso. É um complemento importante na formação das crianças que fazem o curso Chef Junior, pois promove uma verdadeira imersão cultural no universo da gastronomia. No total, o curso tem duração de 2 anos, contando com 9 módulos. Podem participar crianças entre 7 e 14 anos. Veja abaixo os temas principais:

- Módulo 1 – coxinha de festinha;

- Módulo 2 - bases da cozinha;

- Módulo 3 – bases da confeitaria;

- Módulo 4 – bases da panificação;

- Módulo 5 – gastronomia brasileira;

- Módulo 6 – gastronomia internacional;

- Módulo 7 – gastronomia vegetariana;

- Módulo 8 – carnes;

- Módulo 9 – cozinha do dia a dia.

A Chef Gourmet Consolação está situada no coração de São Paulo, na Rua da Consolação, nº 2001, a quatro minutos do metrô Paulista. Para mais informações, ligue ou envie uma mensagem para o WhatsApp (11) 91568-2242, no Instagram @chefgourmetconsolacaosp ou mande um e-mail para consolacao.sp@escolachefgourmet.com.br.

Sobre a Escola Chef Gourmet

Membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ao longo dos últimos anos, a Escola Chef Gourmet vem construindo uma história de sucesso com unidades em todas as regiões do Brasil. Atualmente a Chef Gourmet conta com mais de 80 franquias, cerca de 120 professores e mais de 15 mil alunos formados. Para mais informações, acesse www.escolachefgourmet.com.br.