
O médico pediatra Antonio Carlos Turner alerta que a vacinação é a solução para evitar surtos da doença, que pode ser grave e já teve dois casos registrados em São João de Meriri, no Rio de Janeiro, e um no Distrito Federal
O Ministério da Saúde confirmou dois casos de sarampo no município de São João de Meriti, no Rio de Janeiro. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) e pela Fiocruz. Os casos envolvem duas crianças da mesma família, que receberam atendimento médico e passam bem. O Distrito Federal também teve um caso registrado. Portanto, o sarampo, doença altamente contagiosa e perigosa, está de volta ao Brasil. O médico pediatra Antonio Carlos Turner, diretor técnico da rede de clínicas Total Kids, alerta para a importância da vacinação.
“Prevenir essa doença é fundamental. A vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é segura e eficaz. A vacinação deve ser feita aos 12 e 15 meses de idade. O Ministério da Saúde, indica, no entanto, a dose zero para crianças de 6 meses em casos de surtos. A meta é alcançar 95% de cobertura vacinal para proteger toda a comunidade. Não deixe o sarampo ameaçar a saúde dos seus filhos. Procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-os”, diz o especialista.
Mas por que o sarampo preocupa?
“O vírus do sarampo se espalha facilmente pelo ar, infectando muitas pessoas rapidamente. Em crianças menores de 5 anos, o sarampo pode causar complicações graves como pneumonia e encefalite. É importante conscientizar a população sobre a importância da prevenção, já que, após ser eliminado do Brasil em 2016, o sarampo voltou a circular devido à baixa vacinação. Os casos recentes foram confirmados no Rio de Janeiro, em São João de Meriti, onde a cobertura vacinal está muito baixa”, observa o médico pediatra Antonio Carlos Turner.
Os principais sintomas do sarampo são: febre alta, tosse, coriza e manchas vermelhas na pele.
Um agravante é que a doença não tem um tratamento específico:
“Quem já teve sarampo está imune à doença. Mas é importante ressaltar que o vírus do sarampo é mais contagioso que o da COVID-19, e sobrevive no ar por até 24 horas. A vacinação é um ato de amor e responsabilidade. Proteja seus filhos e ajude a evitar a propagação do sarampo”, frisa Turner.
Dr. Antonio Carlos Turner – médico pediatra
Diretor da Rede de Clínicas Totalkids
Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria ( SBP).
CRM 52.46852-4
RQE 49635.