Livros
As Minhas Férias Sem Matemática Publicado: 23 Março 2024 | Última Atualização: 19 Março 2024

Especialista em didáticas de ensino, Carolina Vaz promove conexão entre a literatura e a matemática com o lançamento do seu novo livro "As Minhas Férias Sem Matemática".

A matemática está longe de ser uma das matérias preferidas do ensino escolar. Desde sua inserção no currículo disciplinar a tão temida formação, ela é motivo de pânico para alunos e professores que precisam de diferentes ferramentas para sua aplicação e entendimento. A dificuldade para entender que a matemática não são apenas números e procedimentos engessados, faz com que o interesse em sua totalidade seja limitado.

“Matemática vai além dos números; é geometria, é sobre o espaço entre objetos, é sobre se localizar, é sobre o lugar que moramos, sobre medidas, sobre compartilhar, dividir, e tantas outras coisas. Está na comida, nas brincadeiras, nos passeios, em uma caminhada, está em literalmente todo lugar.” - Afirma Caroline, pedagoga, psicopedagoga, pós graduada em matemática no ensino fundamental e coordenadora curricular da disciplina.

A trajetória profissional de Caroline Vaz e sua formação permitiu que ela se deparasse com as incontáveis dificuldades que muitas crianças enfrentam ao lidar com a matéria, bem como o professor. A grande maioria dos professores que hoje são encorajados a ensinar essa matéria sob um olhar mais construtivista, tiveram seu aprendizado da mesma, de maneira tradicional. Esse fato por si só, já traz uma enorme incerteza e temor e não apenas do aluno que aprende, mas também da equipe que ensina.

"As Minhas Férias Sem Matemática” foi um livro escrito para além do público infantil. O livro contribui para o professor que carece de recurso para abordar a matéria de maneira mais contextualizada, conectando a matemática ao mundo real das crianças. O livro também atende os pais que usam do recurso literário para educar e alcançar os pequeninos através da ludicidade e contação de estórias. E por fim, mas não menos importante, ele alcança crianças entre cinco à dez anos de idade, ajudando-as a reduzir o medo e ansiedade em relação a disciplina e tornando a matemática mais atraente.

Sua primeira obra sai pela Ases da Literatura, com distribuição e venda da Um Livro, e está disponível por R$49,90.

 

Link de compra: https://www.amazon.com/minhas-f%C3%A9rias-sem-matem%C3%A1tica-Portuguese/dp/6554202927

 

Sobre Caroline Vaz

Além de sua atuação como escritora, Caroline Vaz também se dedica a compartilhar seu vasto conhecimento com o meio educacional, através de palestras e consultorias. Caroline apresenta diferentes abordagens pedagógicas, compartilha sobre teorias de aprendizagem, psicologia educacional e metodologias de ensino. Tudo isso nas áreas da matemática, a qual segundo Caroline, necessita de urgente atenção e inovação. Sua expertise em dinâmicas e didáticas de ensino tem contribuído para a formação de cidadãos críticos, criativos e comprometidos com a aprendizagem e tem reduzido a ansiedade da matéria. Atuando em escola internacional em São Paulo, Caroline tem visto uma mudança significativa na atitude dos alunos e dos professores.

Sua paixão e compromisso com a educação começaram no ano de 2007, onde iniciou sua formação na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Teve sua continuidade em 2011 quando iniciou a Psicopedagogia, e através do MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP) deu sequência a pesquisas e estudos que pudessem contribuir com a área nos campos curriculares. Nos últimos anos, Caroline também se especializou em matemática na USP e analisou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas mudanças, assim como através de formações internacionais, se dedicou a estudar a metodologia e as práticas de ensino empregadas no sistema educacional de Singapura.

As abordagens que Caroline tem pesquisado e aplicado também são trazidas de Harvard, quando estudou sobre as rotinas do pensamento e sobre as técnicas de formulação de perguntas.