Museus
Semana da Criança no Museu MM Gerdau Publicado: 05 Outubro 2021 | Última Atualização: 06 Outubro 2021

On-line. A partir do dia 12/10, em comemoração à Semana da Criança, o museu inclui uma série de ações vrituais voltadas para os pequenos no projeto “Museu é lugar de brincar”.

Entre os dias 12 e 14 de outubro, o canal de YouTube e as redes sociais do MM Gerdau exibirão a encenação “Cinco Pedrinhas”, uma esquete do grupo Coisa de Jerico. Realizada em formato digital em função da pandemia, será apresentada no formato de vídeo, com aproximadamente 3 min. de duração. O vídeo conta a história de duas hematitas já conhecidas, que rolaram lá do interior de Minas para os espaços do MM Gerdau. Um pouco entediadas em função de ficarem hermeticamente fechadas por um longo período em função da pandemia, elas aguardam ansiosamente por este momento, de encontro e brincadeiras com as crianças. O grupo Coisa de Jerico possui um trabalho dedicado à pesquisas de mediações teatralizadas em espaços museais, capacitação de educadores, propostas de intervenções em visitas mediadas e contações de histórias.

No dia 13/10, a equipe do setor Educativo do museu promove no site do MM Gerdau mais uma edição do ateliê científico, desta vez com o tema Brincadeiras na infância”. Inspirado no jogo das “cinco pedrinhas”, os educadores irão abordar a importância das brincadeiras e do brincar na formação dos sujeitos. Entendendo que o lúdico quando presente nos processos didático-pedagógicos, de crianças e adultos, provoca uma aprendizagem significativa e prazerosa, na qual o sentir e o experienciar são elementos inerentes aos processos educativos.

Continuando a programação da Semana da Criança, no dia 14, às 19h, o público será convidado a acompanhar no YouTube do museu, a divertida visita virtual mediada “O Trem das Minas”. O roteiro, inteiramente criado para o público infantil, convida os visitantes a embarcarem em uma viagem que atravessa montanhas, rios e cidades, despertando o olhar para as pedras, pessoas e suas histórias. Cada paisagem percorrida por esta LoooucoMotiva abrirá caminhos para novas experiências e descobertas. Uma aventura fora dos trilhos! A visita é conduzida pelo Tetê, um personagem criado especialmente pelo Educativo do museu para receber o público durante este passeio.

Trem das Minas (público infantil)
Um roteiro inteiramente criado para o público infantil. A proposta é convidar os visitantes os visitantes a embarcarem em uma viagem que atravessa montanhas, rios e cidades, despertando o olhar para as pedras, pessoas e suas histórias. Cada paisagem percorrida por esta LoooucoMotiva abrirá caminhos para novas experiências e descobertas. Uma aventura fora dos trilhos! A visita é conduzida pelo Tetê, um personagem criado especialmente para receber o público durante este passeio.

12 a 14/10 - Museu é lugar de brincar - Apresentação das encenações “Cinco Pedrinhas”, com o Grupo Coisa de Jerico - Semana da Criança
YouTube do MM Gerdau: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal

13/10 - quarta-feira - e-ducativo ateliê científico: brincadeiras na infância - Semana da Criança
Site do MM Gerdau: www.mmgerdau.org.br

14/10 - quinta-feira
19h - Visita Virtual Mediada ao vivo “O Trem das Minas” - Semana da Criança
Atividade acessível em Libras
YouTube do MM Gerdau: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal

AÇÕES CULTURAIS
Todas as atividades culturais e educativas do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal são gratuitas. A programação completa está disponível no site www.mmgerdau.org e diversas atividades, assim como outros conteúdos educativos, estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube Oficial (https://www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM).