Museus
Parque infantil do Jardim Botânico do Rio tem novos brinquedos Publicado: 11 Novembro 2021 | Última Atualização: 09 Dezembro 2021

Localizado na área da antiga Fábrica de Pólvora, o parque, frequentado diariamente por dezenas de famílias e crianças, ganhará novos brinquedos, e terá ampliado o espaço de convivência dos visitantes.

Os atuais brinquedos foram instalados há 17 anos, em 2004.

O parque infantil do Jardim Botânico do Rio foi inaugurado em março de 1975, na gestão do diretor Raulino Reitz, padre e botânico especializado na flora do Sul do país, que reconheceu na área infantil importante ativo para a instituição e área de conexão com o arboreto.

Nessa segunda grande reforma do parquinho, com investimento de R$ 100 mil, resultado de contrapartida de permissões de uso do espaço, a área infantil ganhará, entre outros, uma casa na árvore, composta por chalé, escorregador e deque de madeira. Também será instalado um forte apache, composto por dois chalés conectados por uma ponte pênsil, que será ligado à casa na árvore. Já a área baby ganhará um grande circuito, coberto por quatro sombreiros, com escada de rapel, entre outros.

O projeto foi elaborado considerando as necessidades e segurança dos usuários, além da integração com a vegetação do entorno e as particularidades do local em que o parque está situado. A previsão de conclusão da reforma é de dois meses. Durante as obras, as áreas afetadas estarão isoladas, sem uso, e serão liberadas progressivamente. Os brinquedos instalados atualmente no parquinho serão doados a escolas públicas da região.

Portal e ruínas da Real Fábrica de Pólvora

O parque infantil do Jardim Botânico está situado em um sítio arqueológico, no terreno onde funcionava a Real Fábrica de Pólvora, criada por D. João, em 1808. Devido aos riscos de explosões, a fábrica foi transferida, em 1831, para a Raiz da Serra de Petrópolis. Os muros, construídos em alvenaria de pedra e tijolo, e o grandioso portal, instalados atualmente no local, pertenciam à Oficina de Granizar, uma das sete oficinas da antiga Fábrica de Pólvora. Após a compactação feita na Casa de Pilões, a mistura era transportada para essa oficina, onde se realizava o processo final de fabrico da pólvora. No portal, podem ser observados diversos elementos alusivos à Fábrica de Pólvora, como canhões, barris e balas de canhão, além da coroa.