Busca:
Home

Newsflash

Cozinha Natalina no Fashion Mall

Crianças terão oportunidade de preparar cupcakes, doces e enfeites para a data em oficinas no Mall.

Leia mais...
Leiturinha em braile

A Leiturinha, clube de assinatura de livros infantis, lança a coleção Lendo com os Dedinhos, criada e dedicada para as famílias que necessitam de literatura em braille.

Leia mais...
Mar e piscina podem provocar infecções de ouvido

Saiba como prevenir e curtir a estação mais quente do ano.

Leia mais...
Aviso

Campanha. AquaRio, Centro de Visitantes Paineiras e RioZoo aderem ao Dezembro Laranja, do mês de prevenção do Câncer da Pele.

Leia mais...
Dia das Crianças sem acidentes PDF Imprimir E-mail

UL Brasil, certificadora acreditada  pelo Inmetro, chama atenção para equipamentos que não estão na categoria brinquedos e não possuem selo de certificação de segurança

O Dia das Crianças está chegando e, segundo pesquisa da Fecomercio cerca de 40% da população planeja comprar uma lembrancinha para os pequenos. E criança gosta mesmo é de brinquedo. O fato é que são necessários alguns cuidados importantes na hora de escolher o presente.

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) exige que todo brinquedo comercializado no país, de origem nacional ou importada, seja certificado quanto à segurança para evitar possíveis riscos aos usuários. Porém, alguns produtos que fazem sucesso com os pequenos, como itens esportivos e eletrônicos, não são considerados brinquedos e,, apesar de comercializados no país, ainda não têm definição quanto a sua categoria e certificação compulsória.

Para a certificação de brinquedos, devem ser realizados ensaios que levam em consideração o tipo de brinquedo, composição dos materiais, intenção de uso e forma de utilização pela criança. Outro ponto importante é a faixa etária para a qual o brinquedo é indicado. Os produtos certificados devem possuir o selo do INMETRO,  e a marca do organismo de certificação.

A UL, empresa global de segurança de produtos com forte atuação no Brasil, é acreditada pelo INMETRO para certificação de brinquedos desde 2015. Segundo a gerente responsável pela unidade de negócios de brinquedos para o Brasil, Glauci Fernandes, os riscos são inúmeros. “Os ensaios para o segmento de brinquedos são extremamente rígidos e diversificados. Avaliamos desde a resistência a impactos, o que pode gerar pequenas peças que a criança venha a ingerir, por exemplo, passando pelo nível de ruído até inflamabilidade”, afirma Glauci.

Dicas para uma escolha segura para o dia das crianças:

-      No caso de brinquedos, adquira apenas produtos com o selo do INMETRO.

-      Verifique a faixa etária para a qual o brinquedo se destina indicada na embalagem – os produtos são avaliados considerando seu uso por crianças desta idade. Assim, seu manuseio por quem é mais novo ou mais velho pode causar riscos. Sempre siga a faixa etária para escolher o brinquedo adequado à idade da criança.

-      Cuidado com brinquedos oferecidos no comércio informal, onde é grande o risco de falsificações – inclusive do selo do Inmetro.

-      No caso de patins, patinetes e skates é importante adquirir os equipamentos de segurança recomendados (capacetes, joelheiras, cotoveleiras), além de evitar o seu uso em vias públicas o que pode ser perigoso à criança.

-      No caso de eletrônicos, pesquise antes sua adequação para a faixa etária da criança.

-      Boa parte dos problemas com eletrônicos ocorrem do manuseio inadequado de partes elétricas ou acidentes com baterias. Use sempre os cabos e carregadores originais do produto.

-      É importante seguir corretamente as instruções do fabricante para carregamento de aparelho que contêm baterias, evitando sobrecargas (nunca deixar uma bateria carregando por tempo demais, por exemplo).

-      Em todos os casos, leia sempre com atenção o manual de instruções do fabricante.

-      Sempre supervisione a brincadeira para evitar acidentes.

Sobre a UL

A UL é uma empresa global independente de segurança que defende o progresso há mais de 120 anos. Seus quase 11.000 funcionários são guiados pela missão da UL que é promover o trabalho e ambientes de vida seguros para todas as pessoas. A companhia utiliza pesquisas e padrões para avançar de maneira contínua e atender a necessidades de segurança em constante evolução. No Brasil, a UL está há 16 anos prestando serviços de segurança que envolvem certificação, ensaio, avaliação, treinamento e validação, atendendo a uma grande variedade de indústrias e produtos, como válvulas industriais, tubulações, tanques e equipamentos eletroeletrônicos, brinquedos, fios e cabos, bens de informática, entre outros. . www.ul.com.br

UL Toys

A unidade de negócios Toys da UL está presente no Brasil desde 2015. A empresa realizou investimentos consideráveis em estrutura para atender o mercado local., Possui um total de quatro  laboratórios proprios acreditados pelo INMETRO, baseado na Europa e Asia.