Busca:
Home

Newsflash

#partiucozinhar

Leiturinha lança coleção com receitas para fazer em família composta por três livros temáticos, avental infantil e surpresas que irão ajudar pais e filhos a mergulharem no universo culinário.

Leia mais...
Curso de Teatro Sura Berditchevsky

A atriz e diretora abrirá duas turmas aos sábados para crianças e adolescentes no Jardim Botânico.

Leia mais...
Carnaval do Zé Tubarino

Com direito a marchinhas e atividades para a criançada, matinê do mascote volta ao AquaRio neste fim de semana, 24 e 25 de fevereiro.

Leia mais...
O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna

O protagonista é o poeta e cantador Joaquim Simão, pobre e preguiçoso, que vive com sua mulher e mais 10 filhos num casebre.

Leia mais...
Cuidados com as lentes de contato no verão PDF Imprimir E-mail

Por Dr. Alexandre Misawa

O verão está chegando e logo lembramos que esse período requer cuidados redobrados com a saúde, como a proteção da pele e a hidratação do organismo. No entanto, é importante ressaltar que outros órgãos também merecem atenção nessa época. É o caso dos olhos, principalmente quando se faz uso de lentes de contato.

Algumas pessoas não abrem mão das lentes, seja por uma questão estética ou porque encontram mais conforto dessa forma. Porém, o acessório necessita de cuidados especiais especialmente para quem não perde a oportunidade de entrar em piscinas, mar ou cachoeiras durante o verão.

Entrar na água com a lente de contato pode provocar, além da perda do objeto, uma contaminação. Essa prática pode causar a colonização do estojo da lente e uma infecção do olho quando as lentes entrarem em contato com a superfície ocular novamente.

Além das bactérias, essa prática pode favorecer o surgimento de ameba, que é um protozoário capaz de provocar uma úlcera de córnea grave com o risco de perda de visão. Para evitar esse risco, é aconselhável a utilização de óculos de natação ou então dar preferência às lentes descartáveis, que são utilizadas somente por um dia.

O importante é trocar as lentes seguindo os prazos específicos para cada tipo e usá-las por algumas horas no dia, de acordo com as recomendações médicas.

Dr. Alexandre Misawa é o oftalmologista do Hospital San Paolo, centro hospitalar de alta complexidade da Zona Norte de São Paulo