Busca:
Home

Newsflash

Show das Princesas

Leitor do Dicas tem 50% de desconto ao apresentar esta dica na bilheteria. As clássicas Princesas dos contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida estão reunindo todas as princesas em um único show!

Leia mais...
Palavra de Especialista

Treinar pais de crianças com TDAH melhora sintomas e qualidade de vida familiar, revela pesquisa Leia mais

Aviso

Thermas dos Laranjais terá tarifa especial em agosto. Parque tem mais de 50 atrações, incluindo a maior montanha-russa aquática do Brasil e a única pista de surfe 180° do país.

Leia mais...
Moreira Salles - Contação

R$ 8. Gávea. Sessão de cinema infantil: Loulou e outros lobos. Animação francesa

Leia mais...
O recém-nascido já está em casa, e agora? PDF Imprimir E-mail

A chegada de um bebê altera toda a rotina de uma família e exige certos cuidados, no entanto a bióloga Zioneth Garcia, doutora em Ciências Biológicas pela USP e idealizadora do 'Mães com Ciência' ensina como lidar com essa fase tão especial.

Para quem é mãe de primeira viagem essa fase pode ser ainda mais difícil. A felicidade pela chegada do bebê é imensa, mas surgem muitas dúvidas na hora de traçar os cuidados que essa nova fase precisa. Para a bióloga Zioneth Garcia, doutora em Ciências Biológicas pela USP e idealizadora do 'Mães com Ciência' é muito comum cada visitante – em especial, a família – dar um conselho diferente e a 'nova mamãe' acaba ficando confusa sobre o que fazer.

"Por isso, elaborei um guia sobre os cuidados necessários com o bebê, mostrando que não é um bicho de sete cabeças e dá para passar por ela sem crise", diz a especialista. Aliás, essa é a proposta do 'Mães com Ciência', um blog que oferece uma ponte entre o conhecimento científico e a prática da maternidade por meio de minicursos, consultorias, palestras e rodas de conversa. Segundo a idealizadora, é importante mostrar que não existem fórmulas prontas para a criação dos filhos e cada família deve tomar suas decisões de acordo com sua realidade.

O 'Mães com Ciência' traz informação amparada pela evidência científica, porém de forma sensível. Por exemplo, ao sair da maternidade, Zioneth destaca que, o bebê deve ser pesado e medido, e tais medidas são a referência para acompanhar seu crescimento dali em diante. "É normal o bebê perder até 10% do seu peso de nascimento nas primeiras semanas de vida, pois é o período que se leva para ajustar a amamentação, e o organismo do pequeno está preparado para isso", enfatiza.

Em casa, ela sugere que é importante evitar que o bebê fique de colo em colo, pois para ele qualquer um que seja diferente do colo da mãe, é desconfortável. "Eles se sentem inseguros e vale respeitar essa fase". Outra dica é evitar, ao máximo, as visitas. "Não fique com vergonha em dispensá-las para poder ir deitar com seu bebê, aliás, pode até tentar avisar a família com antecedência que não irá receber visitas nas primeiras semanas".

Essas são algumas dicas que Zioneth Garcia traz em seu blog, abordando o tema de forma leve e descontraída. Outros assuntos relacionados ao universo da maternidade também são trazidos para facilitar a vida de mulheres que desenvolvem essa especial tarefa: ser mãe. Por isso, a especialista está disponível para entrevistas podendo contribuir com informações e dicas. "Usei toda a minha formação de cientista para aprender ser mãe. Aplicando, testando hipóteses, planejando estratégias, personalizando métodos à minha medida, errando e tentando novamente até dar certo e solucionar o problema".

Sobre a especialista: Zioneth Garcia é doutora em Ciências Biológicas pela USP, mãe de Maria Isabel e de Antonio, experiência que a levou a idealizar o 'Mães com Ciência'. A cada dificuldade que surge com os seus filhos, a especialista pesquisa livros, artigos científicos, revisões do tema, usando assim sua formação de cientista para aprender ser mãe.

http://maescomciencia.com